MERELIM S. PAIO
Brasão – Escudo de ouro, com ponte de três arcos de negro, realçada de prata, movente dos flancos e de uma campanha diminuta ondada de azul e prata de cinco tiras; em chefe, palma de vermelho, posta em faixa
Listel branco, com a legenda a negro: “ MERELIM – S. PAIO “
Coroa mural de prata de três torres.
Bandeira: de vermelho, tendo ao centro o brasão de armas da freguesia, cordões e borlas de ouro e vermelho. Haste e lança de ouro.
Interpretação:
A ponte - É representativa daquela existente na freguesia, ou seja, da ponte de Prado.
A palma - Simboliza S. Paio, padroeiro da freguesia.
A campanha ondada - Representa o rio Cávado, que banha a freguesia.
PANÓIAS
Brasão – Escudo de verde, com um cruzeiro de prata, realçado de azul; em orla, cinco rodas de azenha de ouro, realçadas de vermelho.
Listel branco, com a legenda a negro: " PANÓIAS - BRAGA "
Coroa mural de prata de três torres.
Bandeira: de amarelo, tendo ao centro o brasão de armas da freguesia, cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
Interpretação:
As rodas de azenha - Representam a exploração/transformação dos seus recursos agrícolas fazendo referência à indústria da moagem que estava aqui fortemente implantada é também uma alusão ao rio que atravessa a freguesia.
O cruzeiro - Simbolizando a religiosidade de um povo e o património histórico (pois este encontra-se sobre um marco milenar).
PARADA DE TIBÃES
Brasão – Escudo de azul, com bordão de peregrino de ouro, com sua cabaça de prata e uma enxada de prata encabada e ouro, passados em aspa; em chefe, uma palma de ouro posta em faixa e, em campanha, um cacho de uvas de ouro, folhado e gavinhado de prata
Listel branco, com a legenda a negro: “ PARADA DE TIBÃES “
Coroa mural de prata de três torres.
Bandeira: de branco, tendo ao centro o brasão de armas da freguesia, cordões e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.
Interpretação:
A palma - Simboliza S. Paio, padroeiro da freguesia.
A enxada - Representa a actividade agrícola. Uma grande densidade do território da freguesia encontra-se classificada como Reserva Agrícola Nacional.
O bordão de peregrino e a cabaça - Simbolizam as peregrinações ao Mosteiro de Tibães. Ainda existem alguns trilhos antigos que representam o caminho para o Mosteiro.
O cacho de uvas - A freguesia é caracterizada como sendo uma zona vinícola.
© 2024 União de Freguesias de Merelim (S. Paio), Panóias e Parada de Tibães. Todos os direitos reservados | Termos e Condições