As Hortas Comunitárias de Parada de Tibães, situadas no Lugar do Castelhano, ladeado pela Estrada Nacional 205-4 e pelas ruas 10 de Junho e Senhora da Guia, terão 180 talhões e uma área total de 22 mil metros quadrados – 12 mil metros quadrados cultiváveis e seis mil metros quadrados de lazer e pomar.
Estas são compostas, ainda, por um edifício de apoio, com instalações sanitárias e balneários adaptados a pessoas com mobilidade condicionada, e por uma zona de lazer, que se pretende que propicie momentos de convívio. Têm presente, ainda, compositores coletivos ao longo da Horta, que irão promover a transformação de resíduos orgânicos em composto e fertilizante natural.
As Hortas Comunitárias de Parada de Tibães são um espaço criado para a prática de horticultura de lazer inserido numa área verde, cuja manutenção adota o espírito comunitário, onde os utilizadores convivem e trocam experiencia.
Assim, com as Hortas Comunitárias pretende-se promover a prática da horticultura biológica de forma sustentável, coerente com as necessidades e valores económicos, sociais e ambientais de forma a garantir a produção de espécies mais saudáveis e da biodiversidade que, consequentemente, conduzem a uma melhor qualidade do solo e da estrutura ecológica.
Nestes espaços poderão cultivar-se produtos hortícolas, criando condições que permitam aos cidadãos que assim o pretendam, o acesso a um espaço de cultivo e aprendizagem, inseridos num ambiente comunitário, na promoção de melhor qualidade de vida e hábitos de consumo saudáveis. Além da crescente preocupação com a alimentação saudável nos dias de hoje, também as dificuldades económicas dos agregados familiares, com poucos recursos e por vezes sem espaço para o fazerem são um fator de interesse no desenvolvimento deste tipo de Hortas.
O presente Regulamento estabelece as regras de participação nas Hortas Comunitárias em Parada de Tibães e designado de agora em diante apenas por Hortas Comunitárias de Parada de Tibães.